Hospital de Campanha é montado ao lado de UPA em Porto Alegre para atender pacientes com dengue
17/04/2025
(Foto: Reprodução) Capital soma 4,2 mil casos confirmados. Estrutura é fornecida pelo Ministério da Saúde. Atendimentos no local iniciam na quinta-feira (17). Hospital de Campanha é montado ao lado de UPA na Zona Norte de Porto Alegre
Reprodução/ RBS TV
Um hospital de campanha está sendo montado em Porto Alegre para atender pacientes com dengue. A montagem começou na quarta-feira (16) e os atendimentos no local já iniciam nesta quinta-feira (17).
📲 Acesse o canal do g1 RS no WhatsApp
A Capital soma 4.339 casos, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
A estrutura é fornecida pelo Ministério da Saúde e a montagem está sendo feita pelo Grupo Hospital Conceição (GHC). O hospital de campanha ficará ao lado da Unidade de Pronto-Atendimento Moacyr Scliar, a "UPA da Zona Norte".
Viamão abre hospital de campanha para atender pacientes com dengue
No local, serão disponibilizadas 30 vagas para atendimento de casos leves de dengue. Os pacientes poderão ocupar simultaneamente o local para receber hidratação com soro. Essa é uma das principais recomendações médicas no tratamento da dengue.
A abertura do espaço tem como objetivo atender a demanda durante o feriado da Páscoa, já que os postos de saúde da Capital, que podem atender os casos leves de dengue, estarão fechados. A intenção também é evitar um aumento no sistema superlotado da cidade, desafogando a UPA e outros hospitais e pronto-atendimentos.
Além da estrutura de campanha do Sistema Único de Saúde (SUS), o GHC criou também um plano de contingência para enfrentar os casos de dengue, principalmente, nos territórios de atuação do grupo na Zona Norte. O GHC administra 12 postos de saúde na região que registraram, entre 14 de março e 13 de abril, 1.737 atendimentos de casos de dengue.
Entre outras medidas, duas unidades de saúde administradas pelo Conceição estão com a “tendas de reidratação”. São os postos Coinma e Jardim Itu, localizadas em áreas de maior concentração de casos de dengue.
A reidratação parenteral sob observação da equipe médica é realizada das 8h às 17h, mas o espaço estará fechado durante o feriado prolongado. Por isso, a orientação aos moradores da Zona Norte é buscar atendimento na UPA, onde poderão ser encaminhados para o hospital de campanha.
Hospital de Campanha atende casos de dengue a partir desta quinta-feira
VÍDEOS: Tudo sobre o RS